Resultado de imagem para Limpeza de bico
SAIBA QUANDO FAZER A LIMPEZA DE BICOS INJETORES

SAIBA QUANDO FAZER A LIMPEZA DE BICOS INJETORES

As válvulas injetoras de acionamento elétrico têm a função de garantir a quantidade correta de combustível que o motor necessita. Embora seu funcionamento seja fundamental para o carro, os motoristas ainda têm muitas dúvidas sobre a limpeza de bicos injetores. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a saber o momento certo de limpar essas peças.

Funcionamento dos bicos injetores
Para funcionar de forma adequada, o motor precisa receber a quantidade correta de combustível para promover a combustão. Para garantir isso, os orifícios dos bicos injetores são extremamente pequenos, permitindo a injeção de minúsculas gotas.

Nesse processo, o combustível deve ser injetado de forma pulverizada, permitindo que a mistura com o ar seja a mais homogênea possível e que a menor quantidade possível de combustível seja perdida.

Porém, por serem muito pequenos, uma sujeira minúscula pode obstruir os bicos injetores, prejudicando a saída do combustível para o motor. Essa situação pode gerar aumento no consumo, falhas na aceleração e perda de potência.

Como é feita a limpeza de bicos injetores
A limpeza de bicos injetores pode ser feita de duas formas pelo seu mecânico de confiança, na máquina de limpeza bicos por ultrassom ou por aplicação de produto específico. Entenda cada um dos processos:

Máquina de limpeza:
O mecânico primeiro tira a caixa do filtro de ar, a mangueira e os chicotes. Depois disso, as válvulas injetoras são retiradas da flauta do carro e instaladas na flauta da máquina de limpeza de bico.

Depois disso, o mecânico coloca a flauta em uma cuba com a solução de limpeza e então ativa a função limpeza – ultrassom, que faz as partículas contidas nas válvulas se soltarem devido à alta frequência das vibrações do ultrassom, desobstruindo os bicos. Depois de finalizar o processo, as válvulas são recolocadas na flauta do carro.

Aplicação de produto específico:
Nesse método, o mecânico coloca o produto na flauta do carro e então liga o motor. A ação do produto faz com que a goma encrustada na válvula injetora seja diluída. Dessa forma, quando a válvula abre ela consegue expulsar a goma, que é queimada na câmara de combustão.

Quando fazer a limpeza de bicos injetores
A limpeza de bicos injetores só é indicada em caso de grande acúmulo de sujeira, o que pode ser detectado por aparelhos específicos.

Para evitar esse problema, siga algumas dicas:
– Troque o filtro de combustível no prazo indicado no manual do proprietário;
– Abasteça apenas em lugares confiáveis;
– Prefira usar o combustível aditivado (gasolina ou álcool), pois ele tem substâncias que promovem a remoção de resíduos do sistema de injeção eletrônica.
– Além dessas dicas, é essencial ter um mecânico de confiança que indique e realize os procedimentos de forma correta e responsável.

Clique aqui para ver onde encontrar oficinas especializadas em Limpeza de Bico em Belford Roxo

 

Compartilhe:

Responder