Se você chegou até este artigo é porque quer descobrir como economizar combustível estou certo? nos últimos tempos, a gasolina virou praticamente um artigo de luxo e algumas dicas para economizar gasolina caem tão bem quanto uma luva. Como nós do Guia de Oficina não gostamos de deixar nossos leitores motoristas na mão, decidimos compartilhar este artigo com 7 dicas para economizar combustível!

Dicas de como economizar combustível na estrada

como economizar gasolina com ar condicionado ligado

1- Pare de Esticar as Marchas: A primeira dica de como economizar combustível é substituir as marchas no momento certo, busque andar com a rotação do motor o mais baixo possível, para que você tenha uma economia de combustível. automóvel que anda com giro muito auto, além de danificar o motor, tem um consumo excessivo de combustível.

2- deixe de lado arrancadas bruscas: Para quem gosta de arrancar com tudo no semáforo, tenha certeza que este tipo de habito tem um preço: o preço é o aumento no consumo de combustível. Por isso, busque acelerar o carro gradualmente para que ele ganhe velocidade de forma natural.

Como economizar combustível com câmbio automático

3- Revise seu carro: Esta é uma dica muito óbvia, porém, posso garantir que poucas pessoas à praticam. Os carros de hoje ainda não tem a capacidade de andar por muitos quilômetros sem que se faça uma manutenção. Os componentes dos carros sofrem desgastes com o tempo e estes desgastes influenciam muito no consumo do carro. Com as revisões, seu mecânico vai conseguir fazer alguns reparos pontuais que ajudarão no bom funcionamento do seu veiculo refletindo também no gasto de combustível.

Como economizar combustivel

4- Gasolina aditivada e Filtro de Combustível: Esta dica tem muito haver com a anterior. Se você tem condições de abastecer com uma gasolina de melhor qualidade, como a gasolina aditivada por exemplo, isto te levará um ganho maior no rendimento do motor. Vale a pena lembrar que não adianta colocar a melhor gasolina do mundo se o filtro de combustível estiver sujo ou obstruído. A troca do filtro é de estrema importância e prejudica diretamente no funcionamento do motor e com isso no consumo.

como economizar combustivel

Verifique no manual do seu carro o período de troca do filtro e o troque religiosamente.

5- Filtro de Ar: Esta peça tão simples e barata pode ser um enorme vilão quando o assunto é consumo de gasolina. O filtro de ar em péssimas condições, dificulta a transição de ar para o motor modificando assim o funcionamento do seu carro e fazendo com que ele gaste muito combustível, tenha em mente que: Filtro de ar e consumo de combustível caminham de mão dadas.

6- Velocidades altas: Respeite a velocidade máxima do seu carro, busque sempre que possível andar em velocidades inferior. de 120 km/h, por que isso faz uma diferença incrível no consumo de combustível.

7- Freio a motor (redução): Se o seu carro utiliza o sistema de injeção de combustível, sempre que possível utilizar o freio a motor (reduzir utilizando a caixa de marcha). Os carros com injeção eletrônica dispõe de um sistema chamado Cut-off, que nada mais é que o corte da injeção de combustível quando se esta diminuindo o carro. Isto faz muita diferença na hora de conferir o consumo.

8- Ar Condicionado e outros Consumidores Elétricos: Quando você liga o ar condicionando do seu automóvel o compressor do ar cria uma resistência maior para a rotação do motor, fazendo com que o motor precise de mais energia para manter o funcionamento correto do mesmo. Mas isso não ocorre só quando ligamos o ar, quando ligamos o farol, o milha, módulo de som ou qualquer outro consumidor elétrico o resultado é bem similar como o do ar condicionado. Pois quando acionamos estes componentes exigimos que o alternador gere mais energia, que por sua vez demanda mais energia do motor para girar-ló, e tudo que faz o motor trabalhar com mais força, eleva o consumo de combustível.

Compartilhe:

Responder